Die Vorteile der Solarenergieerzeugung in städtischen Umgebungen
A geração de energia solar costumava ser domínio das empresas de serviços públicos (1.000 painéis em um campo) e posteriormente da indústria (100 painéis no telhado de uma fábrica). Com o advento das instalações fotovoltaicas residenciais (10 painéis em uma casa unifamiliar), a energia solar conquistou o espaço residencial com enorme adoção pelos clientes. Mas embora a capacidade fotovoltaica instalada esteja em expansão em muitas partes do mundo, até agora os ambientes urbanos têm permanecido praticamente vazios de implantação fotovoltaica em grande escala. Isto leva a situações em que nas grandes capitais europeias como Madrid, que importa 95% da sua electricidade, apenas 1,8% da energia consumida é renovável. Numa época em que as alterações climáticas se tornam cada vez mais tangíveis na vida dos cidadãos sob a forma de ondas de calor, secas, incêndios florestais e o seu impacto em indústrias como o turismo ou a agricultura, isto levanta a questão de por que razão a energia solar não é gerada em grande escala em ambientes urbanos, certo? onde a eletricidade é consumida.
Solar em ambientes urbanos europeus
A Solar Power Europe publicou o seu Relatório Cidades Solares 21, destacando as muitas iniciativas de cidades de toda a Europa para levar a energia fotovoltaica aos ambientes urbanos. Na Robinsun, somos defensores vocais da energia fotovoltaica urbana. Recentemente estudamos o Mercado alemão para kits solares plug & play, e durante o processo conversamos com representantes da região alemã da Renânia do Norte-Vestfália (NRW), que tem sido pioneira em instalações fotovoltaicas urbanas nos últimos 25 anos. Várias cidades e regiões alemãs têm imitado os esforços dos NRW. Então nós publicamos um dossier destacando os principais aprendizados (em espanhol).
25 anos de implantação fotovoltaica urbana na Renânia do Norte-Vestfália
A Renânia do Norte-Vestfália é a grande região alemã mais populosa, com uma economia tradicionalmente enraizada no carvão e no aço. Com o declínio industrial que se instalou no final do século passado e a pressão económica sobre a população da Renânia do Norte-Vestfália, a administração tem pensado em formas de sair do beco sem saída do carvão. Em 1997, a NRW lançou uma iniciativa destinada a incentivar a utilização inovadora da tecnologia solar na construção e a reduzir as emissões de CO2 dos prédios. O projecto chamava-se “Solar Estates” e consistia na renovação de 50 propriedades, na sua maioria edifícios das décadas de 1960 e 1970, melhorando o isolamento e aplicando energia solar (tanto fotovoltaica como térmica) para produção de energia e água quente. O projeto resultou em grandes economias no consumo de energia que compensaram grande parte do aumento de custos gerado pela reforma. A qualidade de vida aumentou dramaticamente.
Como consequência, quando o projeto Solar Estates terminou em 2009, a NRW lançou outro projeto, denominado “Climate Protection Estates”. Este projeto voltou o foco para novas construções, mas ainda incluiu a renovação de edifícios. Com a tecnologia fotovoltaica foram incluídos usos avançados e inovadores, como aplicações em fachadas, varandas e outras superfícies inovadoras. Para se qualificarem para o projeto, os edifícios tinham que exceder os requisitos de construção da época em pelo menos 50%.
Após o final deste segundo projeto, a NRW acaba de lançar um terceiro em 2022, denominado “Climate Neighborhoods”. Na Robinsun, ficaremos atentos para ver como isso acontece.
Conclusões
O que todos os projetos da NRW têm em comum é abraçar e promover utilizações inovadoras da tecnologia fotovoltaica em edifícios num ambiente urbano. Os resultados em termos de poupança de CO2, consumo de energia e custos mostram como, através de uma estratégia de investimento com visão, as cidades podem desempenhar um papel de liderança na descarbonização da sua pegada. Isto mostra que a aplicação de energia fotovoltaica em ambientes urbanos não é apenas possível, mas nos dias de hoje é obrigatória. A mudança de mentalidade por parte de todas as partes interessadas transformou a forma como o desenvolvimento urbano é gerido na Renânia do Norte-Vestfália. Outras regiões como Bremen ou Baden Württemberg imitaram os ensinamentos da NRW. Solar Cities 21 dá mais motivos para reflexão às administrações urbanas, para copiarem com orgulho o que funcionou noutros lugares e acelerarem a geração de energia renovável no local onde é consumida.
Na Robinsun, consideramos nossa missão trazer os benefícios da energia solar barata e renovável para residências não atendidas que não têm teto para uma instalação fotovoltaica maior. Muitas dessas famílias estão em ambientes urbanos. Nossos kits solares plug & play são uma solução fácil, rápida e econômica para instalar geração fotovoltaica em varandas,telhados planos,pérgolas,paredes e outras superfícies que muitos apartamentos em ambientes urbanos possuem. Eles abrem uma enorme oportunidade para instalar energia fotovoltaica rapidamente em grande parte dos edifícios que já estão presentes nas nossas cidades e gerar energia renovável exatamente onde é consumida. A redução da pressão sobre as redes elétricas urbanas liberta a capacidade necessária para a eletrificação dos transportes e outras aplicações. Além disso, a instalação de armazenamento juntamente com kits solares plug & play ajuda a estabilizar as flutuações da rede ao longo do dia. Como membros da UNEF, trabalhamos com legisladores em Espanha para tornar a implantação de kits solares plug & play e o armazenamento mais fácil, rápido e barato, abrindo os nossos produtos a subsídios e compensação de energia excedentária.
Hinterlasse einen Kommentar
Diese Website ist durch hCaptcha geschützt und es gelten die allgemeinen Geschäftsbedingungen und Datenschutzbestimmungen von hCaptcha.