Participe da Semana Europeia da Energia Sustentável.
Esta semana, de 11 a 13 de junho, realiza-se em Bruxelas a Semana Europeia da Energia Sustentável. Na Robinsun, o nosso foco é a sustentabilidade na energia residencial e gostaríamos de destacar o que está a ser feito na Europa a este respeito.
O que é a Semana Europeia da Energia Sustentável
De acordo com o site da Comissão Europeia, “a Semana Europeia da Energia Sustentável é o maior evento anual dedicado às energias renováveis e à utilização eficiente da energia na Europa”. A Semana Europeia da Energia Sustentável decorre de 11 a 13 de junho e inclui uma série de atividades em Bruxelas para reunir as partes interessadas. É organizado pela Agência Europeia de Execução para o Clima, as Infraestruturas e o Ambiente (CINEA) e a Direção-Geral da Energia.
A agenda da Semana Europeia da Energia Sustentável inclui muitas sessões sobre todos os tipos de tópicos relacionados com a energia - excepto a energia solar para a grande maioria dos agregados familiares europeus que não podem instalar uma grande instalação fotovoltaica num telhado. Isto acontece ou porque vivem em apartamentos (50% dos agregados familiares europeus) ou porque não são servidos por empresas de instalação solar em telhados. E é exatamente por esse mercado que a Robinsun luta.
Qual é a opinião de Robinsun sobre o evento
Na Robinsun apoiamos qualquer atividade na Europa que ajude a implantar a geração de energia renovável e, particularmente, a energia solar nas residências. Embora as instalações solares residenciais tenham crescido significativamente na última década, ainda há um longo caminho a percorrer até que todos os agregados familiares europeus tenham um acesso justo aos benefícios da energia solar em casa.
Até agora, a Alemanha é o único mercado onde as instalações solares residenciais conseguiram ir muito além das instalações tradicionais em telhados, com cerca de 1,5 a 2 milhões de kits solares plug & play instalados. O governo alemão promulgou uma série de mudanças especialmente nos últimos 2 anos, que tornaram as instalações plug & play mais fáceis, baratas e mais populares. Mais de 100.000 cidadãos assinaram uma petição ao Bundestag para solicitar mudanças em 2023, um enorme sucesso e também uma prova de que os cidadãos estão conscientes da necessidade de mudança. Em 2023, o IVA foi reduzido para 0% na Alemanha, uma medida seguida também pela Áustria e pelos Países Baixos. Escrevemos recentemente sobre as últimas alterações legais.
Estamos um tanto surpresos que durante a Semana Europeia da Energia Sustentável deste ano a energia solar plug & play nem sequer esteja na agenda. Considerando o enorme e imediato impacto potencial e a espetacular vitrine na Alemanha, acreditamos que esta é uma enorme oportunidade perdida para a Semana Europeia da Energia Sustentável.
Operando em vários países da Europa, na Robinsun vemos como, especialmente no Sul da Europa, onde a energia solar proporciona os maiores rendimentos de produção, ainda existem demasiadas restrições às pequenas instalações solares, requisitos absurdos de certificação ou registo e custos associados. Isto tem de mudar, para garantir que todos os agregados familiares possam facilmente e sem custos adicionais instalar os seus kits. Teria sido bom ver estes temas debatidos na Semana Europeia da Energia Sustentável deste ano.
Hinterlasse einen Kommentar
Diese Website ist durch hCaptcha geschützt und es gelten die allgemeinen Geschäftsbedingungen und Datenschutzbestimmungen von hCaptcha.