Skip to content
Differences between solar panel monofacial and bifacial

Painéis monofaciais ou bifaciais? Escolha o ideal para você.

Recentemente, adicionamos um novo tipo de painel solar à nossa linha Robinsun Performance, da marca Aiko. Este painel solar monofacial complementa nosso painel solar bifacial da QN Solar. Então, qual painel solar você deve escolher para o seu kit solar plug & play?

Qual é a diferença entre painéis solares monofaciais e bifaciais?

Como o nome indica, a diferença entre os painéis monofaciais e bifaciais é a quantidade de lados que as células solares ficam expostas à luz solar. Nos painéis monofaciais ocorre apenas de um lado, nos painéis bifaciais ocorre em ambos os lados. Nos painéis monofaciais, as células são fixadas sobre uma superfície leve e não transparente, tornando o painel relativamente leve (cerca de 20 kg). Para que as células fiquem expostas em ambos os lados em painéis bifaciais, é necessária uma dupla camada de vidro temperado, tornando os painéis um pouco mais pesados ​​(cerca de 24 kg).

No caso dos painéis solares bifaciais, existe um lado principal, que determina a potência máxima de saída declarada, que no caso dos nossos atuais painéis solares QN é de 420 Wp. Se você usasse o mesmo painel ao contrário, ele produziria cerca de 85% disso. A vantagem dos painéis solares bifaciais é que eles podem produzir eletricidade ao mesmo tempo em ambos os lados. Esta produção extra é de no máximo 30%, elevando o painel solar QN de 420 Wp a uma potência máxima teórica de 546 Wp, significativamente mais do que os 455 Wp do Aiko.

Qual tipo de painel é melhor para qual aplicação?

Se você atingir esses 30% de produção extra com um painel solar bifacial depende da quantidade de irradiação que a parte traseira do painel recebe. Para maximizá-lo, o painel precisa ser instalado idealmente a 1 m ou mais de distância de uma superfície. Esta superfície precisa refletir a luz solar com muita força. Uma parede branca ou uma piscina cheia de água refletirão muito, um gramado refletirá muito pouco. Portanto, se você pretende instalar seu kit em um pergolado, varanda com grade transparente ou próximo a uma piscina, o painel bifacial provavelmente é sua melhor opção.

Se você planeja instalar o painel solar em um telhado de telha ou gramado, provavelmente não produzirá muito com a parte traseira do painel, e a melhor escolha é um painel monofacial mais potente para seu kit solar plug & play.

Conclusões

Para maximizar o desempenho do seu kit solar plug & play, escolha o painel certo para ele. Se você tiver muita irradiação nas costas, o painel bifacial é a melhor escolha. Se não houver irradiação nas costas, é melhor usar um painel monofacial. De qualquer forma, instalar um kit solar plug & play é a coisa certa a fazer, para o nosso planeta e para a sua carteira.

2 comentários

Hola Santiago,
gracias por tu comentario! Los paneles bifaciales en una instalación con mucha luz indirecta en la parte trasera del panel, como puede ocurrir en una planta alta, son una excelente opción para bajar tus facturas de luz a muy largo plazo!

Anonymous

yo elig
leria el bifacial, pues es in piso alto en cuarta planta del edificio que son 5 pisos en total y pondria dos paneles autoinstalabres, a pagar o financiar a plazos
les

SANTIAGO PUERTO PASCUAL

Deixe um comentário

Este site está protegido pela Política de privacidade da hCaptcha e da hCaptcha e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Consulte Mais informação

Leroy Merlin solar panels

Painéis Leroy Merlin: são realmente os melhores do mercado?

As interest in renewable energy surges, solar panels are becoming a prominent choice for homeowners aiming to reduce their energy bills and environmental footprint. Leroy Merlin, a well-known name ...

Ler mais
European Sustainable Energy Week
General Information

Participe da Semana Europeia da Energia Sustentável.

Esta semana, de 11 a 13 de junho, realiza-se em Bruxelas a Semana Europeia da Energia Sustentável. Na Robinsun, o nosso foco é a sustentabilidade na energia residencial e gostaríamos de destacar o ...

Ler mais