O mercado alemão de kits solares Plug & Play
Kits solares plug & play estão na moda no mercado solar residencial alemão, onde existem há vários anos. O mercado é o mais avançado e dinâmico da Europa. Na Robinsun estudamos recentemente o mercado alemão de kits solares plug & play e publicamos um artigo sobre isso (em espanhol). A ideia é ajudar as partes interessadas em Portugal e noutros mercados a compreender o que se passa na Alemanha, acelerar a adopção de kits solares plug & play, simplificar os regulamentos que os afectam e mostrar como esta tecnologia pode ter um impacto tangível e de muito curto prazo na a luta contra as alterações climáticas e os elevados preços da energia.
Origens
Os kits solares plug & play, chamados “Balkonkraftwerke” (centrais elétricas de varanda) ou “Steckersolar-Geräte” (dispositivos solares plug-in) em alemão, nasceram como instalações DIY para famílias que vivem em apartamentos, que não têm telhado ou outros grande superfície disponível para uma instalação fotovoltaica residencial convencional. Como em todos os países, também na Alemanha as instalações fotovoltaicas comunitárias nos telhados de edifícios de apartamentos não são uma solução prática devido aos enormes obstáculos legais e administrativos que enfrentam. Com o recente advento de microinversores, tornou-se possível converter a energia CC de painéis solares individuais em energia CA usada em residências. Inicialmente um fenómeno marginal para os fanáticos por bricolage, o aumento dos preços da energia que começou no final de 2021 e explodiu com a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 catapultou o mercado para um super crescimento.
Com uma potência máxima de 600 W (aumentada a partir de 01.01.2024 para 800 W como noutros países da UE), a potência produzida por estes kits solares plug & play está abaixo do “Bagatellgrenze”, o limite abaixo do qual a potência é demasiado baixa representar um risco elétrico e, portanto, isento de regulamentos que exigem uma instalação profissional. Isso torna esses kits “plug & play” ou autoinstaláveis pelo cliente, e permite que sejam conectados a uma simples tomada doméstica para consumo imediato da energia gerada. A auto-instalação tem uma grande vantagem: evita a intervenção de instaladores solares profissionais que são escassos em toda a Europa. Isto torna as instalações não apenas rápidas (você pode instalar um kit solar plug & play em casa em minutos), descomplicadas (sem licença para trabalhos de construção), mas também muito baratas (os instaladores cobram uma grande parte do custo de uma instalação fotovoltaica para trabalho deles).
Hipercrescimento e evolução
A universidade HTW, com sede em Berlim, estudou kits solares plug & play e em 2022 publicou 2 estudos que descrevem o mercado destes kits na Alemanha e como são utilizados. Robinsun conversou com o autor do estudo e verificou suas descobertas com várias outras fontes especializadas do mercado. Por lei, os kits solares plug & play devem ser registrados junto do operador de rede de energia alemão no MaStR (Marktstammdatenregister). A HTW descobriu que 50-80% dos kits não estão registrados. Extrapolando estes dados, existem até 1.500.000 kits solares Plug & Play instalados na Alemanha em agosto de 2023. A sua capacidade instalada é estimada em 520 MW, ou metade de uma central nuclear espanhola. Os pesquisadores da HTW confirmam que mais da metade dos kits foram instalados após a publicação do estudo. Isso significa que o mercado está em supercrescimento agora.
O governo alemão, percebendo o potencial dos kits solares plug & play no âmbito dos seus esforços para descarbonizar a energia residencial, pressionou por mudanças legislativas e normativas para facilitar ainda mais a adoção de kits solares plug & play. Foram disponibilizados apoios públicos. E o IVA sobre kits solares plug & play é de 0% agora.
Conclusões
Sendo o maior mercado fotovoltaico da Europa, a Alemanha desempenha um papel de liderança no desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica residencial. Outros países estão seguindo o exemplo. A nível da UE, o “Bagatellgrenze” de 800 W é agora um padrão que também é aplicado em muitos outros países (incluindo Espanha, França, Itália). Existe uma iniciativa a nível da UE para criar uma norma à escala da UE para kits solares plug & play. Robinsun tem trabalhado como membro da UNEF para pressionar por diversas mudanças na legislação espanhola que devem acelerar a adoção de kits solares plug & play. Entre eles estão a possibilidade de legalizar kits solares plug & play sem certificado de um instalador oficial, a obrigação das empresas de energia de compensar todos os consumidores a um preço justo pelo pouco excesso de energia que os seus kits utilizam e um acesso simplificado a subsídios.
Deixe um comentário
Este site está protegido pela Política de privacidade da hCaptcha e da hCaptcha e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.