Alemanha altera leis de renováveis: impacto nos kits plugin
Em 26 de abril de 2024, o Bundestag alemão aprovou o inovador Pacote Solar I (em alemão). Espera-se que esta mudança na lei fortaleça de forma sustentável a energia fotovoltaica na Alemanha e está apenas a alguns passos da adoção final. A nova lei traz inovações particularmente interessantes para kits solares plug & play. Sendo a Alemanha o principal mercado solar da Europa, estas mudanças provavelmente terão um impacto noutros países europeus num futuro próximo.
Sobre o que trata a Lei de Energias Renováveis?
A Lei das Energias Renováveis (“Erneuerbare-Energien-Gesetz”, ou EEG) é um instrumento central da política energética alemã para a promoção das energias renováveis. Foi introduzido pela primeira vez em 2000 e foi alterado várias vezes desde então. O objetivo da EEG é promover a expansão das energias renováveis, como a energia eólica, a energia solar, a biomassa e a energia hídrica, a fim de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e combater as alterações climáticas.
A EEG estipula que os operadores de sistemas de energias renováveis recebam uma remuneração fixa pela eletricidade alimentada na rede, que é garantida durante um determinado período de tempo. Esta remuneração é financiada pela taxa EEG, que é paga pelos consumidores através das suas faturas de eletricidade.
A lei estabelece também metas para a expansão das energias renováveis e regula vários aspectos como o acesso à rede para sistemas de energias renováveis, a integração das energias renováveis na rede eléctrica e a promoção de inovações no domínio das energias renováveis.
No geral, o EEG pretende ajudar a avançar a transição energética na Alemanha e contribuir para a proteção climática.
O que mudou agora?
A actual reforma da EEG, que deveria ter entrado em vigor já em 2023, alarga o quadro de avanço das energias renováveis na Alemanha, para além da promoção da energia fotovoltaica, também a outras formas de produção de energia como a eólica e a biomassa . Centra-se na aceleração da expansão dos sistemas solares e na otimização de todo o sistema elétrico para alcançar um fornecimento de energia seguro, acessível e neutro para o clima. Além disso, medidas como as comunidades de energia serão significativamente simplificadas e o financiamento para sistemas solares inovadores, como o agro-PV, a biodiversidade PV e os parques de estacionamento PV, será reforçado.
Quais são as inovações para kits solares plug & play?
-
Limites de potência aumentados para kits solares plug & play: a partir de agora, os kits solares plug & play podem ter uma potência total de até 2.000 Wp em painéis e uma potência de inversor de até 800 W, e ser facilmente conectados à rede elétrica de uma casa . Essa adaptação facilita o uso de sistemas maiores e permite uma geração de energia mais eficiente em casa. O resultado são kits solares plug & play que podem fornecer regularmente a potência total de 800 W durante mais horas durante o dia, mesmo em dias com menos luz solar.
-
Registro simplificado: Os kits solares plug & play não serão mais registrados no registro anterior (MaStR), mas em um banco de dados especial da Agência Federal de Redes. Este processo simplificado ajuda a colocar kits solares plug & play em operação de forma mais rápida e fácil.
-
Contadores girando para trás: Uma inovação significativa é que os medidores de eletricidade agora podem girar temporariamente para trás quando o excesso de energia do seu kit solar plug & play é alimentado na rede. Isto reduz a sua conta de electricidade porque o contador deduz directamente a energia alimentada na rede. Isto resolve uma anomalia alemã, a penetração ainda muito elevada de medidores de potência analógicos com rodas giratórias, que não tem equivalente noutros países da Europa Ocidental. Nos próximos anos, os medidores de energia da Alemanha serão convertidos em medidores inteligentes.
-
Regulamentos transitórios para tecnologia de medição: Como mencionado, você já pode usar seu kit solar plug & play antes de um medidor bidirecional ou digital ser instalado. Este acordo transitório permite-lhe beneficiar imediatamente do seu investimento enquanto a tecnologia de medição final ainda está a ser instalada.
Esses ajustes legais significam menos burocracia e mais incentivos para investir em kits solares plug & play. A instalação torna-se mais fácil, a utilização mais eficaz e o retorno do investimento mais rápido. Com as condições de enquadramento melhoradas, agora é o momento perfeito para investir num kit solar plug & play. Você se beneficia de custos mais baixos, menos esforço durante a configuração e um retorno rápido através da economia de custos de eletricidade.
Conclusão
A nova legislação cria condições ideais para a utilização de kits solares plug & play. É uma decisão sábia investir agora. Reduza os seus custos de energia, reduza a sua pegada de carbono e desfrute de independência face ao aumento dos preços da eletricidade. Com nosso Robinsun Performance 800 você faz parte da solução para um futuro mais sustentável. Calcule agora quanta eletricidade nosso kit solar plug & play pode produzir em sua casa!
Deixe um comentário
Este site está protegido pela Política de privacidade da hCaptcha e da hCaptcha e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.