Kits solares no inverno – quanto eles realmente produzem?
Como o próprio nome sugere, os painéis solares precisam da luz solar para produzir eletricidade. Mas o que acontece no inverno, quando mesmo nos locais mais ensolarados do sul da Europa o sol nem sempre brilha. Utilizar Kits solares plug & play ainda produz eletricidade suficiente para reduzir suas contas de energia?
Painéis solares e sol no inverno
Os painéis solares geram eletricidade convertendo a luz solar com células fotovoltaicas. Quanto mais luz solar recebem, mais produzem. Mesmo que as temperaturas mudem, o sol pode brilhar no inverno e você pode ter um dia nublado no verão. É a quantidade de luz solar que os painéis solares recebem que determina quanto eles produzem. Portanto, no inverno a produção tende a ser um pouco menor, mas ainda abundante. O que tem maior impacto na produção de painéis solares é a duração dos dias. Como os dias são mais curtos no inverno, há simplesmente menos horas de sol num determinado dia, reduzindo a produção de um painel solar. No gráfico abaixo você pode ver uma curva típica de produção mensal de um Robinsun Performance 800 kit montado a 20 graus em um telhado plano ou pérgula de Portugal. A diferença entre a menor produção de dezembro (77.65 kWh) e a maior de julho (154.91 kWh) é de quase o dobro da produção. Mas mesmo em dezembro este kit produz 2,6 kWh/dia, cobrindo grande parte do consumo diário de energia de uma casa.
Se você instalar seu kit com um suporte de fixação vertical a 90 graus, por exemplo na grade da sua varanda, a produção anual é o oposto. Como você pode ver no gráfico abaixo, o kit solar produz mais em janeiro (99.58 kWh) e menos em junho (40.39 kWh), porque o ângulo em que o sol atinge o painel solar tem um impacto significativo na produção do painel solar.
Painéis solares e clima de inverno
Os painéis solares precisam de luz, não de calor, para produzir eletricidade. Portanto, mesmo que o sol brilhe em um dia frio de inverno, seu painel produzirá desde que não haja obstáculos no painel ou na sombra. Na verdade, como os painéis solares atingem um nível de produção ideal em torno de 25ºC, os meses de verão não são ideais para a produção de energia solar do ponto de vista da temperatura, e o clima ameno do sul da Europa pode proporcionar muitos dias de inverno com temperaturas ideais para a produção de energia solar.
Se cair neve nos painéis no inverno, você deve removê-la para garantir a produção dos painéis durante o dia. A neve impede que a luz solar atinja os painéis solares, reduzindo drasticamente a produção.
A chuva não tem impacto no painel, pois a água da chuva não impede que a luz solar atinja os painéis.
Os painéis solares são geralmente feitos para resistir a condições climáticas extremas, tanto temperaturas muito altas quanto muito baixas, e também resistir à queda de neve, chuva forte e impacto de granizo.
Conclusões
Embora a produção no inverno seja mais curta do que no verão, isso não é motivado pela falta de sol ou pelo frio, mas por outros fatores, como horas de sol por dia ou o ângulo em que você monta seu kit solar plug & play. O inverno pode ser um bom período para instalar seu kit solar e começar já a economizar na conta de luz. Se você mora em apartamento e instala seu kit solar na varanda, o inverno pode até ser a época mais produtiva do ano. Então não perca tempo e confira quanto você pode economizar com nossa Calculadora de poupança.
Deixe um comentário
Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.