3 truques profissionais para maximizar a produção do seu painel solar bifacial
Painéis solares bifaciais, como os que usamos em nossos Robinsun Performance 800 kit solar plug & play, podem produzir até 30% mais energia do que os painéis convencionais. Mas esse “até” é a parte complicada desta afirmação, uma vez que existem vários fatores que impactam o quanto mais um painel solar bifacial pode produzir. Com base em experiências de várias implantações de painéis bifaciais em grande escala em todo o mundo, recomendamos três truques profissionais para maximizar a produção de seu painel solar bifacial e economizar muito na conta de energia.
Reflexão
O conceito básico de um painel solar bifacial é que, possuindo uma superfície de vidro em ambos os lados do painel, as células solares produzem quando recebem irradiação de ambos os lados, também pela parte traseira. Mas como um painel solar fixo em um local recebe radiação em sua parte traseira? É simples: ou porque em alguns momentos do dia o sol brilha do outro lado, ou através do reflexo. O primeiro pode ser o caso se você montar seu painel solar, por exemplo, voltado para o leste. De manhã o sol bate na frente. Mas à tarde provavelmente atingirá a parte de trás do painel. A reflexão é o caso mais provável. Se você montar o painel de forma que a luz solar possa refletir em uma superfície atrás do painel, essa luz solar indireta na parte traseira do painel gerará mais produção. Uma parede branca atrás do painel é um bom exemplo. Vimos usuários testando um fundo reflexivo em comparação com um normal (veja a imagem) e medindo aumentos de produção.
Alguns clientes entraram em contato perguntando se poderiam montar um espelho atrás do painel. Não somos fãs desta solução, pois um espelho pode queimar o painel ou gerar excesso de calor. Mas há muitos exemplos de superfícies reflexivas atrás ou sob um painel bifacial que comprovadamente aumentam a produção.
Espaçamento
Uma diferença que você pode ver nas duas imagens acima, as superfícies reflexivas estão em distâncias diferentes do painel. Na primeira foto eles estão logo atrás, na segunda a 1-2 m de distância. Quanto maior a distância, ou o espaço vazio entre um painel solar bifacial e o fundo reflexivo, maior será a produção extra.
Além disso, quando houver vários painéis instalados, é recomendável deixar espaço entre eles, para aumentar a irradiação indireta em cada um deles.
Obstáculos
Para produzir bem, um painel solar precisa de irradiação desimpedida, sem sombras. Para um painel bifacial, isto é válido para ambos os lados do painel. Também na parte de trás, você deve tomar cuidado para ter o mínimo possível de obstáculos no caminho. Os obstáculos óbvios são os cabos dos painéis que o conectam ao microinversor, bem como a montagem do painel. Procure canalizar os cabos pelos espaços entre as células solares, para evitar a geração de sombra. E quanto à montagem, quanto mais você fixá-la nas extremidades do painel solar, menos sombra eles deverão criar na parte traseira do painel solar.
Conclusões
Aprendendo com os profissionais, que instalam em escala de concessionária, sobre como maximizar o desempenho do seu painel solar bifacial em um kit solar plug & play é fácil. Como os painéis são iguais, as soluções também são as mesmas. Tente posicionar seus painéis em casa em um local afastado de uma superfície plana como uma parede ou chão, dê-lhes um ângulo (por exemplo, com um um suporte de fixação de 20 graus ou um suporte de fixação de 60 graus), tente ter um fundo reflexivo (como uma parede branca) e evite ao máximo sombras no verso. Com boa luz solar em seu kit, você pode gerar até 30% mais energia com seu kit usando painéis solares bifaciais. Dessa forma, nosso Kit Robinsun Performance 800, com 840 Wp a partir de 2 painéis bifaciais, pode produzir até 252 Wp extras, chegando a quase 1.100 Wp. Como estes são valores teóricos de pico de produção, conforme explicamos em uma postagem recente, e seu microinversor pode suportar até 20% mais entrada do que sua potência de saída, você estará sempre seguro dentro do limite de 800 W para se qualificar para um kit plug & play, que não requer instalador ou eletricista, mas pode ser instalado por você mesmo rapidamente e facilmente.
Fotos e dados cortesia de Couillard,CSO.ie,Mundo das Energias Renováveis.
3 comentários
En los paneles bifaciales teniendo en cuenta la influencia negativa de los cables, las dos caras tienen la misma capacidad de absorción de luz o hay una principal y otra secundaria?
Y en una instalación de dos paneles 800w . Pueden estar cada uno en una orientación diferente? No influye esto en la eficiencia de cada uno de los paneles en el conjunto de la instalación?
Ejemplo. En algún momento del día uno recibir sol pleno y el otro mas de lado, y cada uno rinde diferente.
Francisco Calza Jordan
Hola Maria Belén,
si, los paneles son totalmente negros, llamados “full black”. El marco es negro, las celdas también. El panel es bifacial, es decir tiene capa de vidrio por ambos lados y produce por ambos lados. Los espacios entre las celdas son transparentes.
Anonymous
Los paneles son totalmente negros? Además, información.
María Belén Moyano Medina
Deixe um comentário
Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.