Os espanhóis desperdiçam 50% da sua energia solar
Dia Mundial da Poupança de Energia
Isto significa uma despesa de mais de 1.200 euros por ano, além do aumento de CO2.
Madrid, 16 de outubro de 2023: No próximo dia 21 de outubro é o Dia Mundial da Poupança de Energia e os últimos dados da empresa Robinsun apontam para uma perda de energia solar de 50% em duas em cada três casas espanholas, que são todas aquelas que não têm telhado e morar em um apartamento. Os novos sistemas de painéis solares apresentados, muito mais adaptáveis e fáceis de instalar, demonstram que tanto a fatura energética como a geração de CO2 resultante da utilização de energia elétrica da rede podem ser reduzidas.
O gasto médio de uma família de 3 pessoas, por exemplo, em Madrid, ronda os 2.700 kWh por ano, ou seja, cerca de 225 kWh por mês. Com a instalação de painéis solares para autoconsumo, essa mesma família conseguiria uma redução parcial da sua energia em cerca de 1.291 kWh por ano, ou seja, cerca de 108 kWh por mês. Isto representa metade do seu consumo e, portanto, metade do seu gasto energético.
Um elemento importante a ter em conta são as horas de sol que estão a ser desperdiçadas. A base de dados do Sistema de Informação Geográfica Fotovoltaica da Comissão Europeia mostra que Madrid tem uma radiação média de 300 kWh/m2. Segundo várias fontes, em Madrid há cerca de 260 horas de sol por mês. Mas, atualmente, na Comunidade de Madrid, apenas 1,8% da energia consumida é renovável, segundo dados da Red Eléctrica.
A energia solar em nosso país tornou-se um elemento para a indústria ou para famílias de alto poder aquisitivo, pois tem se concentrado principalmente em residências unifamiliares com cobertura. A revolução que se aproxima, liderada pelos painéis solares Plug & Play, auto-instaláveis em qualquer varanda ou pérgula ou em qualquer espaço com acesso ao sol, significará um aumento geral da energia solar em Espanha. Na Alemanha, até agosto de 2023, tinham sido instalados 1,5 milhões de painéis de autoconsumo. E têm menos sol do que em Espanha.
Boris Hageney, fundador da Robinsun, empresa que comercializa kits de painéis solares Plug & Play, defende que “temos que democratizar o consumo de energia solar que, no nosso país, só está disponível para 35% das residências. Não pode ser que a grande maioria dos espanhóis não aproveite as poupanças de energia tão fáceis de conseguir e baratas, quando Espanha é o país europeu onde os painéis fotovoltaicos oferecem o melhor desempenho.”
Sobre a Robinsun
Fundada em Madrid em 2023, a Robinsun tem como missão dar a todos os lares a oportunidade de reduzir a sua fatura de eletricidade e combater as alterações climáticas, produzindo a sua própria energia solar para autoconsumo. Os kits solares Plug & Play da empresa usam componentes de tecnologia comprovada e de última geração. Os kits solares Plug & Play são extremamente acessíveis e fáceis de instalar. Com Robinsun, todas as casas, mesmo aquelas sem telhado, podem participar na nossa transição energética e poupar na conta de electricidade.