Energia solar alemã chega a Portugal com os kits Robinsun.
Criada em 2023, a Robinsun oferece a possibilidade de ter soluções de autoconsumo de energia para todas as casas que até agora não podiam tê-la
Madrid, 10.07.2024 - Uma nova fonte de energia inicia a sua jornada em Portugal. A Robinsun, que nasceu há um ano, tem como objetivo ajudar a gerar energia solar para todas as residências, independentemente da sua situação. Em Portugal, 46% dos domicílios não têm casas com telhado, então, até agora, não podiam instalar painéis solares.
Robinsun traz uma solução de sucesso na Alemanha para os lares portugueses. Centra-se em dois aspectos fundamentais da energia solar: a poupança na factura eléctrica (pode atingir até 50%) e as emissões de CO2 devido à utilização de energia solar produzida pela casa em vez da empresa eléctrica. Estima-se que 11% do CO2 emitido provém das residências.
A empresa toma como referência o sucesso que este produto tem tido em países como a Alemanha, onde as horas de sol são muito menores que em Espanha e Portugal, e onde o crescimento deste mercado tem sido muito elevado nos últimos anos. Hoje, os pesquisadores da HTW estimam que em agosto de 2023 havia até 1.500.000 kits solares plug & play instalados na Alemanha. Isso equivale a 1.200 megawatts de potência.
Robinsun vende kits solares plug & play, ou seja, é fácil instalação (basta instalar e ligar), sem necessidade de intervenção de instalador ou eletricista e cabem em qualquer espaço da casa, por mais pequeno que seja: varandas, terraços, paredes e até no chão. Possui ainda um produto adaptado ao telhado, para quem pode aproveitar algum espaço elevado.
Os kits solares Robinsun são conhecidos como “plug & play”, ou seja, conectar e ligar, incluem os painéis e componentes para transformar energia em eletricidade e instalar os kits em segurança (micro inversor, cabos e fixação). São auto-instaláveis, pelo que qualquer pessoa pode colocá-los e ligá-los a qualquer tomada tradicional. Eles geram até 800 W de potência que cobre a energia consumida pelos eletrodomésticos de uma casa durante as horas de sol, reduzindo e até eliminando o consumo elétrico durante as horas de sol. Para cumprir a regulamentação portuguesa, os kits podem ser regulados para uma potência de 700 W.
A Robinsun utiliza componentes da máxima qualidade disponíveis no mercado. Os painéis solares são da Aiko, a marca com maior eficiência do mercado (23%), utilizando a tecnologia ABC e células N-type. Os microinversores são de última geração da Tsun e incluem conectividade WiFi direta.
Origem
A ideia da Robinsun vem de Boris Hageney, um empresário que tem fundado start-ups com enorme crescimento como foi, na sua época, o Groupon e várias outras empresas de tecnologia na Europa e nos EUA.
Hageney tomou como referência o mercado alemão onde os kits solares auto-instaláveis tem aumentado muito nos últimos anos. De acordo com um estudo da universidade HTW Berlin, até o final de 2023 foram instalados 1.500.000 kits solares deste tipo na Alemanha. E deu à empresa o nome de Robinsun, pensando em Robinson Crusoe que, durante o tempo que passou numa ilha, conseguiu ser autossuficiente e sobreviver.
Fundada em Madrid em 2023, a Robinsun tem como missão dar a todas as casas a oportunidade de combater as alterações climáticas, produzindo a sua própria energia solar para autoconsumo. Os kits solares plug & play da empresa usam componentes de tecnologia comprovada e são extremamente acessíveis e fáceis de instalar. Com Robinsun, todas as casas, mesmo aquelas sem telhado, podem participar na nossa transição energética e poupar na conta de electricidade.
Para mais informação:
Glória Almirall
E-mail: gloria.almirall@fightorflight.com